TIREÓIDE:
Importante glândula do organismo localizada na parte anterior do pescoço e produtora dos hormônios T3, Triiodotironina, e T4, Tiroxina, que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo e por consequência o bócio, que é uma doença tipicamente hipotireóidica, que ocorre por falta de iodo no organismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.
De maneira geral, quando a glândula está hiper funcionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarreia, taquicardia, perda de peso etc, ao contrário, quando a glândula está hipo funcionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.
TAXA METABÓLICA:
A Taxa de Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ).
Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física. Quanto mais intensa a atividade, maior sua necessidade energética.
Relacionadas com os hormônios da tireoide, a taxa metabólica aumenta ou diminui de acordo com a variação desses hormônios. No hipertireoidismo, por exemplo, ao secretar mais hormônios, ocorre um aumento no metabolismo, aumentando também a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Já no hipotireoidismo, há uma diminuição na liberação de hormônios, inibindo a secreção hormonal, ocorrendo, então, uma desaceleração no metabolismo, ocasionando o engorde.
RESPOSTA DOS HORMÔNIOS DA TIREOIDE DURANTE O EXERCÍCIO:
Amei, exatamente o que procurava sobre cirurgia bariatrica, obrigada
ResponderExcluir