domingo, 10 de novembro de 2013

Hipófise, Hipotálamo e Exercício

No sistema endócrino as glândulas produzem hormônios que agem sobre células-alvo a fim de gerar efeitos, as glândulas tem uma relação de inter-afeto entre si. Para manter os níveis de produção de hormônio adequados o sistema é controlado por alças regulatórias dos hormônios, das células-alvo e dos efeitos gerados.
No eixo hipotálamo-hipófise a relação se dá de duas formas, por tratos neuronais – relacionam o hipotálamo com a neuro-hipófise – ou pelo sistema porta-hipotálamo-hipofisário – relaciona o hipotálamo com a adenohipófise. Na relação com a neurohipófise os principais tratos neuronais são o da ocitocina e do ADH, a produção destes hormônios se dá nos corpos neuronais hipotalâmicos e migram pelo axoplasma até as terminações na hipófise, liberados então pra corrente sanguínea. A Ocitocina é estimulada pela sucção que o bebê faz na mama da mãe, ela provoca a contração das células mioepiteliais da mama, auxiliando na ejeção do leite, também atua na contração do útero no momento do parto e não apresenta relação com exercício físico. O ADH aumenta a reabsorção de água nos rins, regulando as aquaporinas nos túbulos contorcidos distais, durante o exercício a concentração circulante no sangue aumenta, por causa da desidratação que ocorre devido à sudorese.

No eixo Adeno-hipófise existem os chamados hormônios RH (releasing hormon), eles são produzidos pelo hipotálamo e levados à adeno-hipófise pelo sistema porta, eles estimulam a secreção de outros hormônios. Os chamados hormônios RH são o GnRH, que libera as gonadotrofinas – LH e FSH – o GHRH, hormônio de libração do GH, o TRH, libera a tireotrofina – TSH – e o CRH, que libera a corticotrofina – ACTH. O GH é o considerado hormônio do crescimento, e possui ação sistêmica e estimula o anabolismo protéico, catabolismo de gorduras e carboidratos, além disso possui uma meia-vida de 1 a 2 horas. Durante o exercício há um aumento nos níveis de GH, esse aumento varia de acordo com a intensidade do exercício, o sono profundo também estimula uma maior secreção do hormônio, durante o período do chamado sono REM (rapid eyes moviment).

Nenhum comentário:

Postar um comentário