Frequencia Cardiaca
É a frequência do volume sistólico e diastólico por minuto. Ela é regulada pelo modo sinodal e nodo atrial, que ao receberam potenciais de ação emitem o hormônios de regulação através o nervo vago. A diminuição da frequência cardíaca é feita quando ocorre o derramamento de acetil-colina, sobre o nodo, fazendo uma hiperpolarização liberando potássio para fora da célula diminuindo a FC
Os canais de sódio no nodo estão sempre abertos fazendo com que ocorra o estímulo, a recuperação e o estimulo novamente.
Há nervos do sistema simpático no coração liberando adrenalina e aumentando FC.
Quanto mais ação do sistema simpático maior a frequência cardíaca
Quanto mais parassimpático menor a frequência cardíaca.
Volume Sistólico
É a quantidade de sangue que é ejetada para fora do coração. Através do exercício, ocorre o melhoramento do retorno venoso, da bomba respiratória e venoconstrição, isso causa o aumento do volume sistólico, através desse retorno sanguineo ejetando assim mais sangue para o corpo.
Débito Cardíaco
O débito cardíaco (Q) expressa a quantidade de sangue bombeada pelo coração durante o periodo de 1 minuto. Esse débito do coração, como ocorre em qualquer bomba, depende da velocidade de bombeamento (frequência cardíaca) e da quantidade de sangue ejetada pelo coração (volume sistólico). Sendo calculando assim:
Débito Cardíaco = Freqüência cardíaca X Volume sistólico
Nenhum comentário:
Postar um comentário