domingo, 10 de novembro de 2013

Gônadas e exercício


GÔNADAS E EXERCÍCIO

è Influenciadas por FSH e LH, hormônios hipofisário, produzidos pelo GnRH, hormônio hipotalâmico.

GnRH à LH/FSH àGônadas àOvários e Testículos


Ciclo hormonal feminino
 
 

FSH e LH

·         Hormônio Folículo Estimulante e Hormônio Luteinizante

·         O folículo é a estrutura primordial para a formação do óvulo, e as mulheres já nascem com um número final destes, que ao receberem o estímulo crescerão.

·         Quando o folículo entra em maturação, ele começa a produzir estrógeno, que tem função inibitória ao FSH e ao LH, ou seja, inibe o eixo hipotálamo hipofisário.

·         O estrógeno age sobre o endométrio, vascularizando-o (ocorre o espessamento da parede do endométrio e aumento da camada mucoide). Isso acontece para que possamos receber o óvulo.

·         O folículo aumenta e se rompe, caindo a secreção de estrógeno, e liberando o eixo hipotálamo hipofisário. Assim, LH e FSH fazem um pico. Esse pico proporciona a liberação do óvulo, e a ovulação ocorre. Próximo ao décimo quarto dia do ciclo o estrógeno volta a aumentar, e o líquido que estava no folículo coagula e forma o corpo lúteo, que secreta progesterona.

·         Se houver a fecundação, os níveis de estrógeno e progesterona permanecerão altos, pois só assim o óvulo é viável. Assim, essa mulher não ovulará durante 9 meses, e seus níveis de FSH e LH ficarão inibidos, não ocorrendo a menstruação.

·         Se não houver a fecundação, os níveis de estrógeno e progesterona cairão, aumentando os níveis de FSH e LH, reiniciando o clico. A mulher menstruará no final de cada ciclo porque perde-se a preparação do endométrio, que era mantida pelo estrógeno, então esse descamará e ocorrerá a menstruação.

Exercício de alta intensidade e ciclo hormonal feminino


Progesterona é estrógeno são hormônios esteroides.

·         O exercício de alta intensidade faz com que os níveis de colesterol baixem, e em níveis muito baixos os hormônios progesterona e estrógeno não são produzidos. Logo, não tem-se a vascularização do endométrio, e os níveis de FSH e LH mantem-se altos. Como consequência  disto teremos uma mulher amenorreica e com tendência a osteopenia.

Benefício do exercício para TPM: Quanto maior for o gasto calórico provocado pela atividade, mais benéfico ele será para aliviar os sintomas da TPM.

 
Homem e Exercício

      ·         LH e FSH estimulam o testículo a produzir esperma, e as células de Leydig a produzir testosterona.

·         A motilidade do testosterona diminuirá com o avanço da idade.
 
Testosterona

·         Hormônio esteroide que estimula a síntese de proteínas, ou seja, o aumento da massa muscular.

Testosterona e Exercício

·         Quanto maior a intensidade do exercício, mais será a secreção de hormônio, proporcionando, portanto, um maior crescimento de massa muscular.

Efeitos do Testosterona Supra fisiológico

·         Se tenho muita testosterona, inibo a produção da mesma, por conta da retroalimentação negativa, atrofiando a glândula pela inibição constante da mesma.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário