terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Regulação da ventilação e Exercício

Controle Químico: 

Nem a estimulação quimica nem qualquer outro mecanismo isolado é responsável inteiramente pelo aumento da ventilação durante a atividade física. A indução das modificações máximas na acidez do plasma e na Po2 e Pco2 inspiradas nao eleva a ventilação minuto até os valores existentes durante o exercício vigoroso.

Quando a intensidade do exercicio aumenta, a Po2 alveolar não diminui até o ponto de aumentar a ventilação através da estimulação dos quimiorreceptores

Grandes volumes ventilatórios durante o exercício intenso acarretam uma elevação da Po2 alveolar até acima do valor médio de repouso que é 100mmHg. Qualquer aumento na Po2 alveolar duranto o exercicio acelera a oxigenação do sangue nos capilares alveolares

Outra questão importante de ressaltarmos é que a ventilação pulmonar durante o exercicio moderado está ligada ao metabolismo, proporcionalmente ao consumo de oxigenio e a produção de dióxido de carbono. Durante um exercício vigoroso com o seu componente anaeróbico relativamente grande e produção de lactato, as maiores concentrações de dióxido de carbono e de H+ proporcionam um estimulo ventilatório adicional, fazendo com que a curva do grafíco de lactato se assemelhe com a curva da ventilação.


Podemos analisar na tabela cima que, o lactato aumenta após liberar o  H+, causando uma queda no pH por causa do tamponamento de H+, diminuindo assim o Pco2 por causa do aumento do Vco2, aumentando o VE, pois o Co2 estimula a ventilação. Assemelhando assim a duas curvas, de lactato e da ventilação expiratória. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário